terça-feira, 17 de março de 2020

Como ser produtivo durante a quarentena?

Após a elevação ao grau de pandemia do coronavírus (Covid-19) pela Organização Mundial da saúde (OMS), os governos dos países endureceram as medidas para diminuição da proliferação do vírus, inclusive varias cidades brasileiras já decretaram estado de emergência por conta do risco de contágio. Mas afinal de contas, o que fazer durante esse período de quarentena?


Antes de mais nada, manter a calma, os supermercados continuarão sendo abastecidos, os hospitais funcionarão normalmente e as empresas funcionarão com algumas restrições, a orientação é conter o contato humano e reforçar os hábitos de higiene.

No que tange a área contábil, as medidas que podemos sugerir são:

Férias
Para as empresas que diminuíram suas demandas e nos casos que haver funcionários com férias vencidas, esse é um bom momento para combinar o descanso, lembrando que pela nova lei trabalhista, esse período pode ser à partir de 10 dias.

Home Office
A nova lei também contempla o home office, para os colaboradores que conseguem desempenhar suas funções de casa, uma boa alternativa pois além de evitar o contágio na empresa e no transporte coletivo, gera economia para as empresas com gastos no escritório e benefícios de transporte e alimentação. Confira mais dicas de como fazer seu home office mais produtivo nessa matéria da Revista Época 

Licença não remunerada
Também prevista na CLT, a licença não remunerada pode ser solicitada pelo funcionário, é importante orientá-los quanto a essa opção.

Busque informações nas associações
A associação da sua empresa tem um papel fundamental nessa hora, inclusive algumas já emitiram circulares como por exemplo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), veja algumas das recomendações:


  • Distância mínima de 1 metro entre as cadeiras;
  • Distância mínima de 2 metros entre as mesas;
  • Aumentar a ventilação de ambientes fechados;
  • Manter a manutenção do ar condicionado em ordem e aumentar a troca de ar dos aparelhos;
  • Orientar funcionários quanto ao contato com clientes, evitando cumprimentos como aperto de mãos;
  • Orientar os funcionários a diminuir os intervalos de higienização.

Não é a primeira crise e nem será a última, quanto mais cuidados tivermos mais rápido a epidemia passará, a união faz a força!


Adler Consultoria.